Home Page » Internet Marketing » Web completa 25 anos com site especial

Web completa 25 anos com site especial

Nesta quarta-feira (12), comemora-se o aniversário da Web. Há 25 anos, Tim Berners-Lee criava a World Wide Web (WWW), descrita em uma proposta de sistema gestão da informação apresentada ao seu então chefe, Mike Sendall, quando ambos trabalhavam no CERN, sigla em francês para Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear. “Vago, mas excitante”, foi o que Sendall respondeu.

Para celebrar a data, o Consórcio World Wide Web e a Fundação World Wide Web criaram o site Web At 25 para compartilhar várias informações a respeito do nascimento da Web. Em uma mensagem, Berners-Lee afirma que a internet é universal, aberta e gratuita, ou seja, livre de royalties, e que assim deve continuar. “Milhares de pessoas trabalharam em conjunto para construir o início da Web em um espírito incrível e não nacional de colaboração; outras dezenas de milhares inventaram os aplicativos e serviços que a tornam tão útil para nós nos dias de hoje, e ainda há espaço para cada um de nós criar coisas novas sobre e através da Web. Esta é para todos”, escreveu.

No comunicado, Sir Berners-Lee propõe três desafios para os próximos anos de vida da web: Como conectar dois terços da população mundial que ainda não acessa a web? Quem tem direito de coletar e usar dados pessoais, para que fins e sob quais regras? E, por fim, como criar uma arquitetura aberta e de alto desempenho que possa ser executada por qualquer dispositivo, em vez de alternativas proprietárias?

O site traz ainda 24 curiosidades sobre o nascimento da Web, uma linha do tempo e várias mensagens de parabéns enviadas pelas redes sociais. Algumas curiosidades são sobre o próprio Tim Berners-Lee, mas outras são sobre a Web.

– Veja a linha do tempo da web desde a sua fundação
– Acompanhe os números da internet ao vivo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *